17 de novembro de 2009

JOSÉ HIGINO PEREA / ARTISTA PERUANO



Um dos mais premiados artistas plásticos latino-americano, o peruano José Higino Perea retrata em sua obra ingredientes básicos para a existência humana, interpretados a partir da influência de escolas cusquenhas, onde se desenvolveu até a adolescência.

O artista já expôs em países como Japão, Estados Unidos, Itália, Canadá, México, Suécia, Alemanha, Argentina, África do Sul e Holanda, além de diversas cidades brasileiras.

Premiado em vários continentes, H. Perea reside há muitos anos no Brasil para onde trouxe a técnica de pintura da centenária cidade de Cuzco.

"Vivo exclusivamente de meu trabalho e cada obra traz um pedaço de minha vida e parte de minha experiência", comenta o artista.

Seus quadros, evocando na maioria os Andes e a população cuzquenha, estão espalhados pelas melhores galerias e museus do mundo como o do Palácio Royal de Holanda, Palácio Municipal de Milão, Museu de Arte de Estocolmo, Prefeitura de Hishinomiya (Japão), Hotel Copacabana Palace no rio de Janeiro, Odebrecht e as coleções particulares como a do arquiteto Aldo Barbiere, Breno Caldas, Roberto Marinho, Mendes Ribeiro, José Eduardo Guinle, do ex-presidente Ernesto Geisel entre outros.

Nascido em Lima, no Peru, José Higino Perea iniciou sua trajetória fazendo artesanato em cobre, madeira e couro. Aprimorou seus estudos no desenho, pintura, escultura, tapeçaria e pirogravura, arremessando-se profissionalmente no design de móveis, quando teve a oportunidade de aperfeiçoar-se em Milão.

Segundo Perea, o choque cultural sentido através do contato com escolas clássicas europeias, mais conservadoras, foi fundamental para a criação dos estilos próprios, baseados nas formas livres da arte cuzquenha.

Conheci muitas obras de Perea, justamente por ter seu atelier no Rio Grande do Sul. São de uma beleza incontestável.


pintura cusquenha

Natureza morta - obra no atelier


Quadros no  atelier
< Obras fotografadas no atelier >



Mais sobre  H Perea  clique nesse blog  aqui




Contato com o artista Higino Perea:
email: hpereapascual@gmail.com
Show Room Artes Plásticas - Atelier Machu Picchu
Endereço: Avenida São Miguel, nº 1051, bairro Centro, Dois Irmãos, RS - Brasil
telefones: (51) 99988-5110 e (51) 99906-5600

________________________________




Fonte texto / Diário Associados