18.6.14

RON MUECK, O HIPER-REALISTA


                  Tais Luso de carvalho -
Ron Mueck, escultor australiano, reside e trabalha em Londres - Grã-Bretanha. Incrivelmente realista em suas esculturas que reproduzem os detalhes do corpo humano com enorme precisão, e que, se não fosse pelo tamanho, poderiam passar por seres de carne e osso. O objetivo de Mueck é  criar esculturas  cada vez mais reais. Ele brinca com as escalas para produzir imagens visualmente exageradas, irreais no tamanho, mas absolutamente reais nos detalhes. Suas esculturas mais parecem vivas.
Filho de migrantes alemães, nasceu em 1958 - Melbourne, Austrália. Decidiu em 1996, trabalhar como escultor independente. Com a sua versão de Pinocchio, o arquétipo de uma marioneta, muito fiel à realidade, logo seria descoberto pela cena artística internacional.
A natureza implacável da representação vem desde as plantas dos pés até as unhas por cortar, a pele enrugada, o envelhecimento nos olhos, veias, pelos, elasticidade da pele e todos os sinais estão presentes tornando suas esculturas fantásticas e chocantes. Prestem atenção nos cabelos das esculturas, são colocados fio por fio. Suas obras são a expressão concentrada de estados emocionais específicos da vida. Do inevitável.
O trabalho em resina, fibra de vidro, acrílico e silicone  consome muito tempo. Uma razão específica é o fato de Mueck trabalhar nas esculturas com modelos vivos, e por vezes em barro e que Inicia trabalhando nas proporções corretas.
A precisão dos gestos, a aparência realista da carne, fazem as esculturas parecem totalmente reais. Essas obras descrevem situações imaginárias, mas sua obsessão com a verdade evidencia a busca de um artista pela perfeição, munido de uma incrível sensibilidade pela forma e material. 

Pressionando os limites da semelhança, Mueck cria obras que são secretas, meditativas e misteriosas. Pode passar uma hora e meia fazendo apenas o olho de uma escultura. E essa busca pelo perfeccionismo teve origem na sua infância, nas cobranças do pai, um alemão rigoroso.
"Quando era criança, ele já fazia os bonecos e as marionetes para vender no mercado. O pai ficava o tempo todo dizendo: não, muda, não está bom, faz de novo. Era uma exigência e daí essa extremada perfeição, esse detalhismo que ele tem para tudo", conta Carlos Alberto Chateubriand, presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Ron Mueck é um homem que gosta de estar só, trabalha sem pressa em seu atelier em Londres, onde revitalizou por completo a escultura figurativa contemporânea. Por onde passa, suas exposições têm sucesso enorme, batem recorde.
'Eu quero fazer algo a que uma fotografia não conseguiria fazer justiça. Embora passe muito tempo ocupado com a superfície, é a vida interior que quero captar'.
o homem grande
detalhe do rosto
Menina

casal com guarda-sol  2013
detalhe do corpo -  do casal com guarda sol 2013
Duas mulheres  2005
detalhe - rosto das duas mulheres
Women With Shopping 2013 (detalhe)

O homem no barco 2002 (observado pelos visitantes...)
Veja o vídeo!!
________________
Referências: 
Realismo - Kerstin Stremmel ed Taschen
100 Ideias Que Mudaram a Arte - Michaael Bird