22 de março de 2012

PAUL CADDEN / O Hiper-realista

São 'desenhos' a lápis

Paul Cadden nasceu em Glasgow / Escócia - de 48 anos. Atualmente está com exposição numa galeria de Londres – Plus One. Sua obra é hiper-realista, tão realista que se confunde com fotografia.

Estudou desenho em Glasgow College of  Building and Printing de 1982 a 1986.
De 2001 a 2003 estudou Animação e Ilustração em James Watt College.

Desenha desde os 6 anos e diz, em seu site, que seu objetivo é intensificar o real. Verifiquem os detalhes nos rostos das pessoas...

O  desenhista Paul,  desenha a lápis ou grafite; seus trabalhos se parecem com fotos e cada um leva de 3 a 6 semanas para ficar pronto.

Embora os desenhos que faz são baseados em fotos, vídeos, alambiques etc, a ideia é ir além da fotografia acentuando os detalhes imperceptíveis ao olho nu. Ele intensifica, sai da normalidade vista; transpõem-se à fotografia.

Esses objetos e cenas em seus desenhos são meticulosamente detalhados para criar a ilusão de uma nova realidade nunca vista em foto original. O estilo hiper-realista se concentra muito mais na sua ênfase, no detalhe dos sujeitos retratados.

Seu trabalho, em pinturas e esculturas não são rigorosas interpretações de fotografias, nem são ilustrações literais de uma determinada cena ou assunto. Em vez disso, ele utiliza adicionais, muitas vezes sutis, elementos pictóricos para criar a ilusão de uma realidade que na verdade não existe ou não pode ser visto pelo olho humano.

Serve-se de problemas emocionais, culturais e políticos para composição de suas obras.
Um porta-voz da galeria disse ao jornal que, à primeira vista, as imagens parecem mesmo com fotografias. 'Mas, vendo-as ao vivo, de perto, você percebe que é um desenho. Os detalhes são incríveis'. Algumas de suas obras custam perto de R$ 15 mil .


clique nos desenhos


Lápis... Olhe os detalhes...
Desenhos com lápis
clique ...

Plus One Gallery (Londres) onde estão seus trabalhos.

Fontes: BBC   
Site do Artista: aqui