16.3.13

SÃO FRANCISCO – PINTURA E REVESTIMENTO



     -Tais Luso de Carvalho

Para não dizer que não falei de Santo, nada mais oportuno – pela eleição do novo Papa Francisco - do que deixar aqui uma técnica muito bonita de São Francisco, o Santo protetor dos animais e dos pobres. Uma técnica muito simples, que condiz com o próprio Santo, com vestes de algodão, surradas e nada pomposo - como de fato foi  o Santo mais querido do Ocidente Cristão.


MATERIAL PARA FAZER O 'REVESTIMENTO' / Santo do centro da foto.

Uma peça de gesso ou madeira – de boa procedência e maciça.  O da foto tem 60 cm.
Cola Cascorez
Tinta PVA branca
Tinta a óleo
Termolina (impermeabilizante)
Betume
Solvente para limpeza dos pincéis
Pacotinhos de gaze de algodão (farmácia)


TÉCNICA

Deixe a peça em perfeitas condições, se necessário use lixa fina.
Passe cola nas vestes, por partes, e vá colando a gaze. Deixe secar bem, 24 horas ou use o secador.
Passe 3 de mãos de PVA branca na seguinte proporção: 3 partes de PVA para uma parte de Termolina leitosa em toda a peça, inclusive na pele.
Espere secar para não comprometer o trabalho.
Entre com o betume – dissolvido em solvente,  mas que não fique muito líquido  e sim pastoso. Vá passando com o pincel, primeiro nas vestes e limpando com pano macio num só sentido, de cima para baixo. Se precisar retoque. Por fim, passe a mesma mistura (mas um pouco mais diluída no solvente para não deixar a pele escura). Passe no rosto, mãos e pés. Retire imediatamente, no mesmo sentido. Lembro: tudo tem de estar bem seco.
O pedestal, terço, cabelo, barba e a pombinha no ombro pode ser pintada com tinta a óleo de sua preferência. Se já souber pintar rosto, pinte no final de tudo. Se não souber, preferível deixar apenas envelhecido. Não ficará desvalorizado.