8.9.07

PINTURA RUPESTRE / PARTE I


Nos Montes Akakus / Líbia

O homem começou a desenhar e pintar ainda nas cavernas da Pré-História, assim que se desprendeu da animalidade. A Pré-História divide-se em duas grandes idades: a Idade da Pedra Lascada e a Idade da Pedra Polida (Paleolítica e Neolítica). Essas idades são calculadas em dezenas de milhares de anos. Não se sabe o certo, tudo nos primeiros caminhos acaba se evaporando em conjunturas e suposições.


A Idade da Pedra Lascada ainda divide-se em dois períodos: o Paleolítico Inferior e Superior, ambos muito distanciados. Uns 50 mil anos da 'era histórica' é que se encontram os mais numerosos vestígios de manifestações artísticas nas paredes das cavernas - de Altamira, Lascaux Castilho - onde serviam de habitação, refugio ou santuário do homem. São denominadas 'pinturas rupestres', serviam para a comunicação.

As primeiras pinturas quase sempre representavam animais comestíveis, eram pintados por nômades caçadores e pescadores. Usavam substâncias minerais, gorduras animais ou vegetais e aplicavam com as mãos, arremedos de pincéis ou soprados por meio de canudos.

Era uma pintura figurativa e realista: diz-se figurativo do pintor que representa as imagens visuais do mundo exterior, as formas e as cores como se mostram ao olhar.

A primeira mudança de estilo na pintura ocorreu ainda na Pré-História – foi a passagem do figurativismo realista da pedra lascada para o geometrismo abstratizante da pedra polida.


Não padece hoje dúvida que os desenhos e pinturas do homem da pedra lascada no interior das cavernas não nasciam de puros e desinteressados prazeres estéticos do gosto ornamental das cores e das formas ou para simples alegria dos olhos. O homem paleolítico não praticava a arte pela arte, elas tinham uma finalidade utilitária, porque possuíam caráter mágico.


Desconhecendo religião, o homem da pedra lascada vivia dominado pela crença nos poderes mágicos. Desenhando um bisão ou rena e acreditava que teria poder sobre eles.


Continua aqui, clique No Período Paleolítico.



Caçadores


Lascaux






Rupestre






Fontes: 
História da Arte / Kenia Pozenato e M.Gauer - Mercado Aberto 2ªed.
História da Arte Duílio Battistoni F - Papirus editora 17ª ed.
Carlos Cavalcanti - Como entender a pintura moderna / Civilização Brasileira